“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

sábado, 26 de março de 2011

NADA É SEM TEMPO NEM QUÊ NEM PRA QUÊ



Quando você estiver conversando com algum amigo ou ouvindo-o detidamente, e de repente uma situação qualquer o levar a podar o diálogo, não se deslembre de, restabelecida a oportunidade – e ela sempre vem –, ter refinada iniciativa de retomar do ponto em que vinha. O tempo pode lhe parecer muito valoroso, a materialidade fascinante, mas seu império pessoal sobre ambos é tão duradouro quanto o vigor da chama dum fósforo.

Digo isto porque, apesar de certas circunstâncias serem sábia e tempestivamente sustáveis para amadurecimento, e da provável balda de deseducado que se pode sofrer em eventual falta de apreço pelo que lhe dizia o tal amigo, entretanto realidade mais intensa carece ser notada: a Vida neste Plano é a ponteiros, se sabe, no entanto seu relógio vai por corda em fio frágil ou bateria limitada, movidos que são os três pela geral transitoriedade; a ocasião cortada de inopino pode escapar-lhe certa e definitivamente assim como definitivo e certo é que a madrugada se renda a todo amanhecer.

Não creia sejamos essências com movimento contínuo, espécies de perpetuum mobile, que isso ainda é apenas vã teoria científica da fecunda, mas pouco resistente da mente humana, nem aguarde pela reencarnação, que é certa, particularmente creio, como igualmente tenho fé de que com ela não se lhe darão privilégios senão novos compromissos a resgatar com vistas à renovação e aprimoramento; o Creador sabe o cerne de sua criatura. Nada é sem quê nem pra quê!

Então, devolvida a chance do diálogo aparteado, retome-o, que a nova ocasião não se dá nem se dará sem desígnio. Todavia o faça antes que leia ou seja lido num obituário, que aí outra será a Dimensão e o tema central poderá ser o tal amigo ou você, quiçá queixando-se – também creio – ao Divino, e Ele sorrindo-lhes lindamente, como o professor paciente que vê seu pupilo embaraçado ao segurar o lápis pela primeira vez!

Imagens: by arquivo pessoal de jrb

6 comentários:

  1. Linda postagem...Bom final de semana !!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O post veio a calhar para mim. Ando com a impressão de não ter tempo para algumas pessoas e que que me arrependerei do que não ouvi e não disse. Como você creio na reencarnação afinal ela é um cartão de crédito: PAGUE PARA SEMPRE.

    ResponderExcluir
  3. Oi Balestra,

    Obrigado pela visita no classícos, visite também o de JAZZ, está muito bom. O endereço é: http://danjazzpoucodetudo.blogspot.com/

    Abraçois.

    ResponderExcluir
  4. "Tudo neste mundo tem o seu tempo, cada coisa tem a sua ocasião" Eclesiástes 3:1

    Querido José, muito apropriado seu post! Eu tbém acredito que não devemos desperdiçar nosso tempo com coisas que não edificam, e pior, privar-nos de nos reconciliar é ofender a Deus, já que o significado de religião nada mais é do que isso: "ligar novamente" ou simplesmente religar o que estava desligado(ou seja, nós!)
    "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração" Hebreus 4:7
    Obrigada pelo carinho e que Deus esteja sempre com vc! Bjo

    ResponderExcluir
  5. Amigo. Nessa vida nada acontece por acaso. Tudo tem uma razão de ser, mesmo que não consigamos entender os motivos. Grande abraço e adorei esse post.

    ResponderExcluir
  6. Belo post, Balestra, que nos remete a lembrar a importância de começar cedo a fortalecer laços diversos iniciais, fecundos e duradouros. Bem lembrada retomada do diálogo interrompido. Na roda viva da vida, não sabemos quantas vezes estaremos de volta com o lápis na mão, em recomeçares rotineiros, às vezes repetindo a mesma lição. Belo momento para reflexão. Vale para qualquer religião, porque versa sobre a fraternidade. Saber ouvir é ser fraterno.
    Um abraço.

    ResponderExcluir