“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NENÊ; O CONTRABAIXO QUE SILENCIOU-SE HOJE






Acabo de ficar muito triste: MEU ÍDOLO no contrabaixo-elétrico, NENÊ (Lívio Benvenutti Jr./Os Incríveis), desencarnou hoje. Aquele sujeito que eu achava com cara de eterno menino... não apenas pelo apelido carinhoso recebido em sua banda. (Nenê foi a prova de que há pessoas que nunca envelhecem a pele...)

O pouco do que sei ao contrabaixo elétrico, paixão musical que em mim digladia com a do violão, foi vendo NENÊ nos palcos e inspirando-me nele, em sua performance dinâmica ao instrumento.

Nenê não tocava contrabaixo; ELE SOLAVA linda e carinhosamente aquelas espessas cordas como se fora as de um  delicado violino! 

Quantas foram as vezes em minha juvenilidade que fui ao hoje memorável Cine Ouro Branco, em Paranavaí, aos shows d’Os Incríveis? Nunca perdi nenhum...

Ia não só para ouvir o som encorpadamente delicioso da banda OS INCRÍVEIS, mas pra ser sincero, quase que unicamente era pra sentir o balanço sincopado, cheio de alma, que brotava de entre os dedos de Nenê ao baixo elétrico e o pedal duplo da bateria de Netinho. Dois gênios  musicais!

Uma coisa divinal aquele balanço! Desculpem-me meus leitores, mas só músico mesmo consegue(ia) percebê-lo; as demais pessoas apenas ouvem-no. A cada apresentação ida eu voltava pra casa leve, flutuando de alegria pelo que ouvira, e sobretudo pelo que aprendera assistindo Nenê “solar” seu contrabaixo elétrico.  

Pena que poucos dos músicos jovens de hoje em dia saibam do virtuosismo e da escola-do-baixo fundada por Nenê já na década de 60, tempo de tecnologia nenhuma. 

Aliás, o balanço soul que a música de Tim Maia traria para o Brasil no começo dos anos 70 quando ele voltava dos EUA, e que contaminou plateias com músicas como  “Cristina”, NENÊ JÁ FAZIA por aqui havia muito tempo...

Para quem é leigo em técnica musical de contrabaixo, sobretudo o elétrico, e talvez não esteja musicalmente entendendo o que aqui digo, sugiro que se ouça a seguir um clássico da música italiana, SANTA LUCIA (“Santa Luzia”), abaixo em MP-3, gravado pel’Os Incríveis no disco da capa ao lado.

Esta é, a meu ver, a música-síntese do estilo singularíssimo de Nenê tanger as cordas do baixo elétrico, SOLANDO-O o tempo todo, sem aquelas marcações quase obrigatórias exigidas de todo baixista, que assim fica “preso” ao ritmo do pedal da bateria. A Nenê esses grilhões técnicos de estilo nunca conseguiram aferrá-lo...

De minha parte só tenho a agradecer ao NENÊ, criatura maravilhosamente musical que por este Plano passou, MAS FICOU:

- Vai com Deus, Nenê! Obrigado pelas alegrias que você me deu....      (ZR)


Os Incríveis - Santa Lucia

(Nota: - Que pena, o áudio foi removido pelo editor, mas deixo um link do Youtube):

https://www.youtube.com/watch?v=_Rgdo79V5x8



Imagens e som MP3: 'captirados' by web