“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

domingo, 17 de julho de 2016

CHAS CHANDLER, o baixista d'A CASA DO SOL NASCENTE


Hoje faz 20 anos que Bryan James “CHAS CHANDLER” (18.12.1938 - 17.07.1996) morria em Londres, vitimado por um aneurisma na aorta.

CHAS CHANDLER era inglês, e também foi produtor musical, mas ficou conhecido como o contrabaixista do grupo THE ANIMALS, uma banda de rock britânica dos anos 60, formada em Newcastle, cidade do condado metropolitano de Tyne and Wear.

Essa banda hoje em dia ainda é reconhecida por seu hit da época, 1964, “The house of rising sun” (“A casa do sol nascente”), uma música folclórica americana cuja letra fala de uma vida mal-sucedida em New Orleans, no Estado da Louisiana.

A sequência harmônica dessa melodia, por ser de facílima execução, em geral é das primeiras que todo violonista ou guitarrista principiante popular aprende a tocar.


Nota: no vídeo Chas é o músico à esquerda 

CHAS CHANDLER foi quem conduziu o maior guitarrista de todos os tempos à fama, Jimi Hendrix, a quem conheceu tocando num local nova-iorquino chamado Cafe Wha?

Em seguida Chas levou Jimi para Londres onde, em outubro de 1966, juntou a ele dois outros músicos ingleses, Noel Redding no baixo e backing vocal, e Mitch Mitchell na bateria. E assim estava formada a histórica banda “JIMI HENDRIX EXPERIENCE”.

Chass tornou-se agente-empresário da banda e permaneceu durante toda a sua breve existência, de 1966 a 1970, quando nas primeiras horas de 18.09.1970 falecia Jimi Hendrix, em circunstâncias nunca bem esclarecidas totalmente.

Chas gostava de tocar baixo num instrumento da marca americana Gibson, modelo EB2. 












Fontes e imagens: by web