Como o tempo passa. Início dos anos 60. Paranavaí (PR). Éramos uma das turmas do meu inesquecível Externato Nísia Floresta, da minhas mestras Dª Alba Dantas Montenegro e Rozinha de Oliveira, a poeta, que há tempos curitibou.
Dentre os nomes dos amiguinhos aí da fotografia num desfile de 7 de Setembro me recordo de Agamenon Porfirio Santana (2º da 1ª fila à esq.), sempre muito sério, Carlos Roberto Nalim (2º da 3ª fila) e lá ao final da fila, atrás deles, Carlos Ajita, hoje aqui em Maringá (...engraçado, mas não me reconhece quando nos encontramos pela cidade...).
Achem-me entre os do final das filas; aquele "sujeitinho" de cabeça erguida, curioso com não-sei-o-quê. Penso que talvez eu estivesse gravando mais na memória aquele dia que os demais...
Mas eu tinha uma inveja danada era deste último amigo aqui, cujo nome agora não me lembro, o maior e 1º da fila à direita: ele e sua irmã vinham para as aulas no Externato A CAVALO, cada um com sua própria montaria, que ficavam amarrados à sombra, sob pés de santa-bárbaras... Eu babava de vontade passear naqueles arreios bonitos, com grossos pelegos, macios. Animais, uma grande paixão que tenho e terei sempre!
Todo 7 de Setembro eu engraxava meus sapatos pretos ao brilho máximo. Mamãe Elvira (Dona Viróca) cuidava de deixar minhas roupas nos trinques, como só ela sabia...
Lindos tempos aqueles, que ainda os guardo comigo, em lugar especialíssimo, inclusive o losango do Externato no peito; um ENF!
Amigo. Que post lindo!!! Como é bom recordar coisas boas de nosso passado. Grande beijo.
ResponderExcluirBalestra querido q linda recordação a sua, me lembrei das histórias da minha mãe, q ia para a escola a cavalo ela e os irmaos, cada um em seu cavalo, apostavam corrida, q lindo, morro de inveja de quem sabe dominar o bicho,kkkk
ResponderExcluirsua mãe devia ser um encanto, agora deve estar encantando os espaços espirituais mais elevados e mandando vibrações de amor pra vc!!saudadee e ótimo fds!!obrigada pela visita!
Que tempo maravilhoso Balestra, ótima sexta ai, abraços.
ResponderExcluirQue maravilha marcar o chão da vida para sentir saudade.
ResponderExcluirQuem olhou e viu, viveu.
Quem olha e ainda vê, repete os pés firmes que marcam também o coração, para, no futuro, saber que a saudade não tem fim.
Bela lembrança, amigo Balestra.
Abraço, que sempre há de vir.
RECORDAR É VIVER...QUE BOM TER BOAS LEMBRANÇAS !!!
ResponderExcluirET. SEUS VOTOS ESTÃO SEMPRE NA ORDEM DO DIA !!!
todos tem um foto de 7 de setembro em casa, amarelada ou nao
ResponderExcluirÉ um patrimonio cultural das familias!!!
É gostoso pegar e relembrarr!
Zé, diga lá a história desse externato, sobretudo o por quê do "externato" e quem foi Nizia Floresta.
ResponderExcluirNa infância comemoramos a Independência sem saber porque; Na fase adulta sonhamos com a liberdade consciente. Por isso as lindas lembranças marcam tanto.
ResponderExcluirO Robeto. Que foto bacana rapaz.
ResponderExcluirO Ajita tá no fundão. O rosto dele é o mesmo, impressionante.