“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ASSIM Q'IMAGINEI...


A madrugada fresca e úmida daquela quinta-feira no litoral pernambucano fora de sonos quebrados pr’aquela jovem mãe sertaneja. O Céu aos poucos se tingia d’alaranjado no horizonte sobre um mar de verdes e calmas águas; a aurora assinalava um dia de sol rasgado, tostante como sempre ali. O marido inda moço também, inquieto, mal pregara os olhos cuidando do primogênito que dormia sono inocente. A família. Só os três por ali. Pura ansiedade.

A cada novo sinal de seu ventre ela ficava mais apreensiva; a longa espera dos nove meses se afunilava, mas mantinha-se sertanejamente firme. Qualquer som de sua voz era motivo pro marido fazer-lhe indagações. O frescor da manhã foi cedendo lugar ao calor sobre aquela capital beira mar.

A primavera acabara de chegar. Junto trouxera todos os seus matizes, flores e perfumes, as lavadeiras-mascaradas e os demais pássaros da estação. O sol tomou conta do seu reino; no céu um azul limpo de doer os olhos. Quase dez horas da manhã, a avó materna já chegada para o auxílio, juntamente com a senhora parteira; experientes, puseram à mão os apetrechos do ofício. O ansioso marido fumava pra espairecer... contudo não relaxava; nem a presença do primogênito o distraia. Afinal, iria ser pai novamente. ¿Será menino ou menina?, se perguntava.

Os ponteiros ultrapassaram as dez horas. A um singelo sinal da avó, a porta do quarto foi fechada. Um silêncio se derramou... Em pouco, o choro forte do anjo em flor que chegava naquela primavera, e o aviso vindo da voz da avó materna: - Graças ao nosso bom Deus, deu tudo certo... Em seguida deu a boa nova ao genro inquieto:

- Venha ver Roseval! É uma menina!! Linda!

- Meu botão de flor! Flor de primavera! Vai se chamar Tereza Cristina! – disse o pai com os olhos marejando lágrimas d'alegrias... No quarto a jovem mãe agradecia o presentinho divino clariiinho... Recife nunca mais foi o mesmo!
















Comentário d'A BALESTRA: nesta alegoria a homenagem que faço à ANIVERSARIANTE DO DIA e nossa blogamiga primaveril, a arquiteta TEREZA FREIRE, que hoje apaga velinhas lá no seu belo Recife.

A ela meus PARABÉNS e os votos de que a idade nova que chega hoje traga-lhe também muita saúde, paz, e a certeza da realização de TODOS os seus sonhos - sem exceção - pessoais e profissionais.




Fotografia by WEB: RECIFE ANTIGO - Rua do Bom jesus

9 comentários:

  1. OLÁ QUERIDO ROBERTO, BOM DIA !
    BELÍSSIMA HOMENAGEM À ANIVERSARIANTE MUITO QUERIDA, TEREZA FREIRE...

    A ALEGORIA QUE ESCREVESTE, ESTÁ SIMPLESMENTE SUBLIME... AMIGO, ESTÁS A ATRAVESSAR UM MOMENTE DE GRANDE INSPIRAÇÃO...

    A MÃO TERNA DE DEUS, ESTÁ NA TUA CANETA, NA TUA MENTE E NO TEU CORAÇÃO...!

    UM DIA MUITO FELIZ, BEIJINHOS DE MUITO CARINHO,
    FERNANDINHA

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem a nossa Tereza, ela merece.

    ResponderExcluir
  3. Zé, que visão linda de minha amada terra pernambucana nordestinamente sertaneja! LINDO PRESENTE DE ANIVERSÁRIO QUE VOCÊ ME DEU!
    Pode ser efeito da idade, mas realmente não lembro como se passou o momento de minha chegada... rsrsrs. Assim sendo, adoto por biografia a sua visão alegórica do meu nascimento sertanejo. Uma versão liricamente regionalista de mim, com direito a parteira e tudo. Assim como escolhemos a vida que levamos, também me foi dado por VOCÊ o direito de escolher como nasci: sertanejamente. Morrer... nem tão cedo penso nisso! Antes preciso cumprir a tarefa de realizar TODOS os meus sonhos. PAZ e SAÚDE pra isso, Deus me dará. Escutando seus votos cheios de carinho e sinceridade, o SUPERIOR saberá dar em dobro pra você também!
    OBRIGADA! Você sabe que é um realizador de sonhos, afinal, foi um dos maiores incentivadores que tive pra adotar a nova postura diante da vida que tenho hoje. MAIS UMA VEZ, OBRIGADA! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Eita, que homenagem! E Tereza merece todas. Como pernambucana de coração, e até à alma, tuas palavras soaram lindamente. Um cheiro pra Tereza, bem ao estilo "récifense"!

    bjos, Zé.
    Berê

    ResponderExcluir
  5. Teresa! BOM aniversário! Esta homenagem do balestra é maraaaavilhosa. Vc também!

    Bjus
    Marta

    ResponderExcluir
  6. Ah Balestra, somente vc para fazer uma homenagem para a nossa amiga maior TK Freire...Ela é uma pessoa querida, na quial aprendemos a amar e respeitar...Parabéns a ele e a VC grande amigo.
    Forte abraço.
    Ps.Vc ainda não respondeu o meu e-mail...

    ResponderExcluir
  7. Que texto tão bonito para a homenagem.
    Parabéns para a jovem. Duplos. Pelo aniversário e pelo amigo. Amizade é um bem precioso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo querido, que bela homengagem a nossa querida prima, vou lá agora mesmo ,correndo pelo atraso dar os parabens a ela...forte abraço e um belo dia pra ti...

    ResponderExcluir