“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

domingo, 16 de dezembro de 2012

Desamor à PaTria é isto: cingapurizar Brasília!...




Família Niemeyer critica 

'Brasília by Cingapura'

Contrato assinado com empresa asiática para planejar o futuro da capital federal motiva campanha contrária do Instituto dos Arquitetos do Brasil





Convite11DEZ


Na última semana, as imagens de Brasília ganharam o mundo nos obituários de seu principal criador, Oscar Niemeyer, que morreu no dia 5. Para preservar esse legado, a família do arquiteto se uniu agora ao Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) na crítica à decisão do governo do Distrito Federal de contratar uma empresa de Cingapura para planejar os próximos 50 anos da capital do País. Na sexta, foi lançada a campanha "Niemeyer sim! Brasília By Cingapura Não".
O contrato de "planejamento estratégico" com a empresa Jurong Consultants foi assinado em Cingapura pelo governador Agnelo Queiroz (PT) no início de outubro. Todo o processo foi feito sem licitação e sem participação de brasileiros, motivando uma campanha contrária do IAB, que agora ganhou reforço da Fundação Oscar Niemeyer.
"Fomos pegos de surpresa, não tivemos a oportunidade de participar do processo", disse o secretário executivo da Fundação, Carlos Ricardo Niemeyer - bisneto do arquiteto -, na cerimônia de anteontem. O prédio do IAB-RJ passou a se chamar "Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer".
Carlos ressaltou que a família esteve preocupada com o estado de saúde de Niemeyer nos últimos meses e, por isso, não pôde dar atenção ao caso Jurong. 
"Mas é uma preocupação nossa. Precisamos entender o que pode ser feito. No mínimo, que haja uma discussão apropriada com a cidade a respeito de seu futuro." Ele ressaltou que o fato de se tratar de empresa estrangeira não é um problema em si, mas o processo configura "agressão ao plano de Lúcio Costa".
'Técnica inovadora'. Em outubro, o secretário de Assuntos Estratégicos do DF, Newton Lins, disse que a Jurong foi escolhida por apresentar "técnica inovadora de análise territorial" e possuir " larga experiência em macrozoneamentos, com portfólio invejável de projetos pelo mundo". "A essência é mais de desenvolvimento econômico do que urbanístico. O mais importante é atrair investimentos. Ficam assustados porque é algo novo."
por FELIPE WERNECK / RIO - O Estado de S.Paulo/16 de dezembro de 2012 | 2h 03
-o-o-o-
Nosso comentário: - POBRE NIEMEYER, VOCÊ NÃO MERECE ISSO!... inda mais vindo de um integrante de partido político que se dizia fundado sob viés socialista, algo afinado com sua ideologia política, de cujo partido eles 'captiraram' até a estrela vermelha...  É uma pena.