“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

sábado, 31 de dezembro de 2011

É. 2011... 2012... A DANÇA DA VIDA!


         É... Hoje o último dia d’ 2011! E nem parece. Inda m’ lembro d’ com’estava meu espírito na passagem d’ 2010 pra 2011, numa praia de São Francisco do Sul.

Olho meu limoeiro tahiti; continua florindo e frutificando. Divino espetáculo o ano todo.

As flores lilases do pingo-de-ouro estão d’ volta na tela da janela do meu quarto; brincos especiais,  penduradinhos. As caídas dão tom especial ao império do gramado. Obras do Pintor-Mor!

Ainda não fiquei amigo do mouse no notebook; sigo agarrado ao outro, acessório. Se há ponte, pra quê rio a nado? Só s’ molha quem não olha.   

Ao meu chamado pardais e pombas seguem vindo ao quintal d’ casa; os farelinhos e pães esmigalhados que lhes dou dia alimentam meus olhos e minh’alma. É a paga pelas sinfonias de cantos d’ paz que m’ entregam todos os dias do ano. Doamos-nos.

Os estampidos dos rojões d’alegria humana da data incomodam ouvidos e corações da Guida e do Bigode; contam comigo, eu sei! Se em mim tem “um deus”, eu os tenho por “anjos calados” que m’ lembram meus pais, Don’Elvira e Sontonho, as saudades, os seus gestos nos chamados d’então.

Ontem à noite reuni amigos mais próximos num “churrasco do Bolinha”; as piadas d’ sempre, muita risada, fotografias e as chacotas de praxe por mais este ano juntos. Amigos podem ser poucos, mas quem não os tem costuma ficar rouco... certas horas inglórias da vida.

2012 já está dando o ar da graça. Que venh'então!

Em sua mala novos caminhos, esperanças, mudanças. É democrático; traz isso pra todos. É bom!

Noto que todo ano novo é assim: discretamente justo; esparrama aos nossos olhos muita alegria e sonhos, mas nós não resistimos ao impulso de autoentremearmos algumas pedras, certos espinhos, nessa nossa mania de (des-)temperarmos a vida. Depois vem as lições do quão vaidosos fomos, apesar da insignificância estampada no prata dos espelhos, que nunca aprendemos.

Finzinho de dezembro, e Caetano ainda canta no rádio sem-lenço-e-sem-documento. Tem razão o poeta: Alegria, Alegria! Lenços são pra lágrimas e documentos pra provar condição. Lágrimas são  vozes d’alma, e os documentos d’ nada lhes servem; o estado da alma é e não está.

O sol de verão de hoje está encoberto. Por aqui nuvens choram sobre os verdes e os vivos, para as sementes entrementes, das paisagens dormentes que acordam sempre, a cada dia, pra noss’alegria.

Uma pontinha de tristeza; m’lembro que um casal d’amigos estará indo embora daqui para o litoral norte do estado de São Paulo; já nos despedimos no dia 17. Não m’acostumo com despedidas, muito menos d’amigos...

É. 2011... 2012... Outro disco tocará na vitrola encantada da vid’amanhã. 

A ela vida só peço que no ano vindouro não me deixe esquecer de sentir resignadamente as dores alheias enquanto sigo aprendendo a pensar abnegadamente formas de estender-lhes minhas mãos, sem no entanto sem injusto com ninguém.



FELIZ ANO NOVO,

E
PARA TODOS... 
SAÚDE!




Imagem 1: by josé roberto balestra
Imagem 2: by web


3 comentários:

  1. Balestra,
    Obrigado por nos ter em tão alta conta, mas somos nós que temos que agradecer a sua amizade, sua simpatia e por ter nos brindado com muitos bons momentos, sobretudo ao som do seu violão.
    Estamos partindo, mas as portas da nossa casa sempre estarão abertas para você.
    Aguardamos sua visita no paraíso que escolhemos para viver. Assim que estivermos nos instalado por lá, informaremos nosso telefone e endereço.
    Feliz Ano Novo!

    Malu e Santiago

    ResponderExcluir
  2. POR DEUS, O CLEMENTE, O MISERICORDIOSO, O MISERICORDIADOR, VENHO HUMILDEMENTE AGREDECE-LO, PELO INCENTIVO, PELA CORAGEM, E SENSATEZ, NA LUTA PARA A DEFESA DA DIGNIDADE DOS CIDADÃOS DE PARANAVAI, PORTADORES DE CANCÊR OU NÃO, MAS SUA BATALHA É DIGNA E É JUSTA, PARA QUE SE POSSA DAR O BENEFICIO DA PRECOCIDADE NO DIAGNÓSTICO DA NEOPLASIA. QUE POSSAMOS DAR NOSSAS MÃOS, PARA A CONCRETIZAÇÃO DA CLINICA ONCOLÓGICA EM PARANAVAI. TENHO FALADO COM PESSOAS SIMPLÓRIAS, E, COMO EU, DE POUCA CULTURA, E COM PODEROSOS (OCASIONALMENTE VISÍVEIS) E TODOS QUEREM( MUITOS AGUARDAM A FAMOSA DISPUTA DA PATERNIDADE DA DITA CLINICA) POUCOS SE APRESENTAM PARA A LUTA, E O SENHOR É UM DESSES POUCOS, PORÉM HONRADOS. OBRIGADO E FELIZ 2012 AO Sr. E SUA DIGNA FAMILIA.
    HUMILDEMENTE ASSINA, O VELHO GAGÁ

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto amigo. Um bom ano para si. Especialmente com saúde. Um abraço

    ResponderExcluir