“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Enleio ecológico...





Eram 23h44m do dia 24.07.2010. Finzinho de domingo.
S’dizendo sem sono, ela, ainda um toquinho de gente, de pijama, veio rodear-me à mesa da cozinha, onde eu estava absorto em meus escritos.

Pediu-me o bloco de rascunhos,
e aquele “livro de boi” para copiar as figuras.
Percebi que falara de “Sagarana”, de Guimarães Rosa,
recheado de belas ilustrações de Poty Lazarotto,
com bois e outros animais.

Ao ver o desenho acima, os vaqueiros, a vegetação, a montanha,
com o dedinho ela apontou para aquele ponto estranho, esguio, que quase varava todo o desenho de baixo a cima.

Ao ouvir de mim que era uma árvore seca,
de chofre a neta Giovanna, então com 3,5 anos,
controvertera-me:


– “...¿Como que a árvore fica de pé
quando a árvore não tem folha?...”


Enleado, não achei resposta até hoje...



Imagem: Ilustração de Poty, na 26ª ed. de Sagarana, parcial de p. 300 (e 301)
Livraria JOSÉ OLYMPIO Editora, Rio, 1982. 

2 comentários:

  1. Olá J.R., tudo bem com você?
    Anda sumido deste espaço, está trabalhando em outros projetos?
    Estou aguardando nova publicação.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Que Papai Noel lhe traga tudo de bom que você pediu e mais alguma coisa boa que você esqueceu. Feliz Natal!

    ResponderExcluir