“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

BEETHOVEN, O QUINTO OU O SEXTO BEATLE?



ARTE DE GÊNIOS, ...ATÉ NA SEMELHANÇA!
Identifique-a ouvindo as introduções...








BECAUSE, canção dos Beatles, composta apenas por John Lennon, mas creditada à dupla Lennon/McCartney, no álbum Abbey Road (1969).

Certo dia, John estava ouvindo Yoko Ono tocar a sonata para piano n° 14, opus 27, de Beethoven, conhecida como "Sonata ao Luar".

Então pediu para Yoko tocar invertidamente os acordes, do fim para o começo. Assim, inspirado na harmona resultante, John compôs essa linda "Because".

Na gravação, John, Paul e George cantam em coro harmônico. Suas vozes foram duas vezes sobrepostas (overdub), dando efeito de nove vozes. Ringo não cantou.

Ringo estava presente, mas sua participação, fazendo apenas a marcação, não foi registrada. Mas o produtor George Martin, chamado como "o quinto beatle" (porque produziu todos os álbuns do quarteto), participou tocando uma espineta, que é um antigo instrumento de teclado e corda, semelhante, mas anterior ao cravo.

Fonte: Wikipédia, com adaptações do blog (JRB)

2 comentários:

  1. Lindo, mesmo!
    Lembrança feliz, Balestra.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia dessa história. Genial. O resultado, sem comentários. Estou em falta com você, assim como com outros amigos. Muita correria, muito trabalho. Mas aos poucos, estou tentando voltar às atividades normais. Obrigada por sua participação no Arca. É sempre muito bem vindo. Grande abraço.

    ResponderExcluir