...¿impossível neste dia não lembrar-me da Mestra de minhas primeiras letras, a Professora ROZINHA DE OLIVEIRA, uma ex normalista, linda, de Paranavaí, nascida em terras cariocas, com quem aprendi a amar a literatura e os mistérios da língua portuguesa...
...E tudo começou pelos ditados, depois vieram as redações que ela, lá no meu inesquecível Externato Nízia Floresta, carinhosamente nos passava como tarefa para casa...
À Profª ROZINHA, festejada POETA em Curitiba,
minha homenagem neste dia A TODOS OS PROFESSORES que fizeram com que
meu caminho pela vida fosse mais iluminado...
OBRIGADO, DE CORAÇÃO!
Ao fundo, assistindo a Mestra Rozinha entregar-me o primeiro diploma, o sorriso lindo da professora de meus primeiros passos, mamãe Elvira, a Dona Viróca... saudades!
Fotografia by arquivo pessoal de josé roberto balestra
Linda homenagem,gostei do seu blog.
ResponderExcluirquando puder, gostaria que me visitasse!
abração
E quem não lembra da primeira professora, do primeiro diploma e de um sorriso orgulhoso de mãe?! É o primeiro mundo que nos é apresentado na vida. A primeira porta que se abre para a imensidão de possibilidades de querer ser GRANDE. Linda a sua homenagem, Zé. Parabéns a todos os que ainda acreditam que letras não são apenas grifos impressos num papel, mas a única forma de se conquistar um mundo justo, igual e melhor para todos. Beijos.
ResponderExcluirObrigada por suas lindas palavras, foi mesmo um lenitivo para uma alma hoje mais melancólica que nunca.Vou ler todo o seu blog, e irei comentando conforme fizer as leituras. Prometo!
ResponderExcluirVou adicionar seu blog para nao correr o risco de perdê-lo, nessa blogosfera gigante.
Um super abraço.
Parabéns pela homenagem ao dia dos professores, principalmente para nossa professora Rozinha de Oliveira. Grande abraço
ResponderExcluirZé, (léboeng) linda homenagem e merecida..parabens
ResponderExcluirgrande abraço..
Lé Pérus
QUERIDO ROBERTO, COM A TUA SENSIBILIDADE MUITO FORTE, LEMBRAS-TE DE QUEM FOI SEMPRE IMPORTANTE PARA TI...!
ResponderExcluirESTA HOMENAGEM É A PROVA DO QUE PENSO A TEU RESPEITO... UM HOMEM COM SENTIMENTOS, PUROS E CARINHOSOS, PARA QUEM É DIGNO DISSO...!
BOM FIM DE SEMANA... ABRAÇOS DE CARINHO,
FERNANDINHA
Olá José! Bons professores são realmente inesquecíveis e fazem toda a diferença na nossa vida... Mas me diga, como estão as coisas no nosso Paraná, com tanta chuva e destruição? Espero que não sejam muitos os estragos e prejuízos...
ResponderExcluirUm ótimo fim de semana pra vc! Bjos
Os mestres sempre serão especiais :)
ResponderExcluirBeeijos!
Muito bom Balestra, continue assim, você escreve muito bem.... nossa como escreve bem....
ResponderExcluirManda ver, Balestra!
ResponderExcluirRevolva o passado e conte as traquinagens que fazia em Paranavaí.
Antonio lhe manda lembranças.
BALESTRA, SÓ O SORRISO DA SUA MÃE, JA DIZIA TODO O ORGULHO Q ELA TINHA DE VC!!PARABÉNS A ELA TB,POR TER EDUCADO E TRAZIDO VC A ESSE MUNDO,ÉS UM MESTRE!!!ÓTIMO FDS,COM PAZ E AMOR!!!
ResponderExcluirBela homenagem...
ResponderExcluirAmigo, o Vandré lhe perguntou se vc virá ao Encontro de Blogueiros...Vc virá?
Forte abraço e BFS
Betho
Alguém sempre lembra de nós rs. Interessante que também me lembro com carinho de uma professora de LITERATURA...hehehe
ResponderExcluirOlá Balestra
ResponderExcluirFiquei surpresa e emocionada com sua homenagem.
Agradeço muito a sua rica sensibilidade.Eu também tive alunos que me marcaram muito. Você foi um deles. Na página 15 do meu livro "Magistério e Poesia" publicado em 2006 consta a mesma foto com a qual você está me homenageando, com outras fotos da turma do Externato Nísia Floresta e também o Roberto Almeida Silva, teu grande amigo que reside em Paranavaí.
Este livro foi em comemoração ao meu Jubileu de Ouro como Professora. Nele faço um levantamento da minha vida como Professora dese os 15 anos de idade e como poetisa. Contém: prosa, poemas e muitas fotos.Se for difícl um encontro enviar-lhe-ei de presente pelo Correio.
Abraços Professora Rozinha
Engraçado é que não me lembro do nome de minha primeira professora, mas da minha primeira diretora.
ResponderExcluirFlauzina Dias Viegas era quem comandava o Grupo Escolar Newton Guimarães, o "grupo novo", em Paranavaí. Ela morava com a família na casa que ficava no terreno do própria escola. Ou seja, vivenciava a escola o tempo todo.
Nunca mais soube de seu paradeiro. Se alguém souber de notícia dela que se manifeste aqui.
AVISO ESPECIAL AO MEU AMIGO ZÉ TELLES:
ResponderExcluir- Zé, por favor, forneça-me seu e-mail aqui mesmo neste post, num novo comentário, que imediatamente recolho e o excluo pra preservar sua privacidade, ok? Tenho muita coisa e há muito tempo que preciso de seu e-mail para lhe falar...
Repare que depois que perdi o outro blog no dia 29.06.09, não mais publiquei meu e-mail como sempre fizera por mais de três anos, até porque já descobri quem invejosa e gratuitamente me prejudicou; pasme, mas é de bem perto de mim...
abs
P.S.: este comentário só deixarei aqui até você responder-me, ok?
LINDA foto!
ResponderExcluirBjus, balestra!