“QUANDO AS SOMBRAS AMEAÇAM O CAMINHO, A LUZ É MAIS PRECIOSA E MAIS PURA."

(Espírito Emmanuel, in "Paulo e Estêvão", romance por ele ditado a Chico Xavier)

Meus Amigos e blogAmigos!

domingo, 16 de agosto de 2009

Da Essência e da Existência: uma linha tênue entre o Importante e o Essencial



No Blog do Óbvio, do blogamigo Manoel, deparei-me com uma pérola de pensamento de Luzia Santiago – a quem ainda não conheço –, que transcrevo a seguir e que provocou esta minha reflexão:

Um coração puro sempre vê além das aparências, e nós precisamos desta visão larga para distinguir o importante do essencial, porque muitas coisas são importantes, mas poucas são essenciais”.

O que à primeira vista parece ser uma simples frase, em verdade traz uma bela advertência aos olhares descuidados da vida, tolhidos que estão pelas lutas diárias. Efetivamente carecemos da pureza d’um olhar extramuros para alcançarmos outras expressões mais finas da vida neste brevíssimo Plano. Nada justifica os desvios acerca dessa consciência.

Há momentos que, sem percebermos, somos repentinamente Convocados para distinções tais como as da sutil frase. Comigo não raro se dá isso. Conto uma.

Certo dia de 2007, salvo engano, estava eu sozinho em meu escritório de advocacia, garimpando nas leis e doutrinas soluções para meus clientes, e eis que, sem mais nem menos, um indomável Alento interior mandou-me sobrestar o serviço! É claro, obedeci!

Recostei relaxadamente na cadeira, olhei as coisas sobre a mesa, os processos de meus clientes, os livros mirando-me da estante, os códigos abertos ali ao meu alcance, o relógio lá na parede branca, mostrando o tempo indo manso, mas velozmente.

E então, eis que num insight me Chegou totalmente pronta – e num zás anotei por cima duma petição que fazia – a seguinte circunspecção acerca de Paraíso & Destino, aos quais atribuímos nossos episódicos sucessos ou fracassos na vida:

"Se o desindiviso paraíso é para poucos, e puro,
o luciferino destino é para muitos profundo, e escuro,
como o fundo e o fosso do poço,
raso sem água nem tamp'embaixo, no fundo."



Escrita a frase na tela, fiquei olhando pr’aquilo atônito! Comecei a ler, reler e treler; com vagar, fui auscultando o que cada signo daquele poderia estar trazendo de preleção, significados ou até algum eventual enigma pra minha vida naquele instante. A custos fatiei tudo, a meu modo e mão. E concluí:

- Primeira fatia:

- que por “desindiviso” entender-se-ia um plano espiritual, sem limite unidimensional nem demarcações de medidas convencionais;

- que o “luciferino” nada tem a ver com o Anjo decaído de que fala o Livro Santo, mas sim está no sentido substantivo de luminosidade, de claridade.

- Segunda fatia: - o que fomos cristãmente doutrinados a conceber seja o Paraíso, é um abstrato mas bonito lugar, ao qual apenas poucos, os PUROS de coração que conseguem discernir Essência de existência e imprescindível de acessório, vivem suas delícias aqui mesmo neste Plano; não é preciso Partir pra que isso dê. Que, paradoxalmente, não tendo contornos o Paraíso, sua amplitude é desindivisa; as formas várias de nossas malícias e brejeirices humanas é que nos afastam do seu âmago, do perene e verd'esperança de seus campos.

Destarte, quando entramos nalguma crise espiritual, ou mesmo estamos diante d’um sucesso material inesperado – um prêmio de loteria, por exemplo –, os atribuímos logo como obra do Destino, outro ente abstrato que funcionaria como um automóvel sem motorista e nós como passageiros... Ledo engano; o destino é claríssimo, luciferino. Seu motorista somos nós!


O profundo e o escuro do Destino estão apenas no sombrio dos olhares desatentos, tal qual quando miramos o interior dum poço que, por negr'escuro seu interior, falsamente o tomamos por profundo e infinito, sem água nem tampa embaixo... no fundo. Outro faceiro engano... A tampa é o fundo no escuro; a água sempre está só um pouco mais abaixo.

Portanto, quando estremamos as coisas – como diz Luzia – é que conseguimos graduá-las por sua ordem de necessidade.
Do essencial é que assoma o importante, nunca o avesso...

Comentário d'A BALESTRA: Parabéns à Luzia Santiago pela sabedoria na bela frase, e ao Manoel, do Blog do Óbvio, que me deu conhecimento da pérola que me inspirou aqui.

Imagem: by WEB

14 comentários:

  1. Amigo, passarei outro dia para ler este poste que me parece bem interessante. Agora, vim apenas convidá-lo a juntar-se à festa no Sexta.
    Um abraço e espero por si

    ResponderExcluir
  2. QUERIDO ROBERTO, BELÍSSIMO TEXTO... FOI TAMBÉM ATRAVÉS DO MANOEL DO BLOG DO ÓBVIO, A QUEM MUITO ESTIMO... QUE CHEGUEI A LUZIA SANTIAGO E AOS SEUS BELOS ESCRITOS...!
    TU RETRATAS MUITÍSSIMO BEM, O ESSENCIAL DA NOSSA VIDA...

    SOMOS TREINADOS DESDE OS PRIMÓRDIOS DA INFÂNCIA A FAQZER A NOSSA HIGIENE CORPORAL, A TOMAR BANHO, A ESCOVAR OS DENTES E LAVAR AS MÃOS, MAS NÃO APRENDEMOS MINIMAMENTE A DESCONTAMINAR A NOSSA PSIQUE...

    A FAZER A LIMPEZA DA NOSSA MENTE, A REEDITAR A FONTE INCONSCIENTE QUE EMENA IDEIAS E PREOCUPAÇÕES ANGUSTIANTES... EIS UM PARADOXO PERNICIOSO!

    NÃO SÓ AS PESSOAS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE FREQUENTAR UMA UNIVERSIDADE, MAS TAMBÉM MÉDICOS, JUÍSES, ADVOGADOS, PSICÓLOGOS, EXECUTIVOS, EDUCADORES, QUE POSSUEM UM NOTÁVEL SABER ACADÉMICO, PODEM VIVER UMA VIDA MISERÁVEL SE NÃO APRENDEREM O CÓDIGO DO EU ENQUANTO GESTOR PSÍQUICO, DE MODO A CONSEGUIREM FILTRAR OS ESTÍMULOS STRESSANTES...

    SEM DÚVIDA QUE DO ESSENCIAL É QUE ADVÉM O IMPORTANTE... HÁ QUE SABER SEPARAR " O TRIGO DO JOÍO " ... PARA TERMOS UMA VIDA DIGNA DE SER VIVIDA... NÃO MISTURAR NA MESMA PANELA, SENTIMENTOS DE ATRACÇÃO, COM OS DO VERDADEIRO AMOR...!

    ROBERTO, VOTOS DE UM BOM DOMINGO... ABRAÇO-TE COM TODO O MEU CARINHO,
    FERNANDINHA

    ResponderExcluir
  3. vc é um maestro das palavras e eu tenho imensa honra de fazer parte de sua vida,mesmo no blog,realmente trabalhar a mente para a simplicidade da vida não é tarefa facil, mas possivel...nossa, belo texto,to ja pegando e levando no meu ,kkk ,claro q todos os créditos!!espetáculo!!abço!!!!

    ResponderExcluir
  4. Balestra, muito obrigado pela sua especial atenção. Agradeço também as palavras da grande amiga Fernandinha, pessoa de uma sensibilidade incrível.
    Adorei o texto que você postou inspirado nos dizeres da Luzia Santiago. Envio por e-mail algumas referências dela. Muito bonito. Valeu! Um grande abraço. Manoel.

    ResponderExcluir
  5. Balestra, em vez de e-mail, segue por aquí o endereço da Luzia:
    http://luziasantiago.com/
    Espero ter contribuido. Abração. Manoel

    ResponderExcluir
  6. Desejo-lhe uma semana abençoada, repleta de realizações, novos sonhos e muito amor.
    Que as bençãos divinas desçam sobre o seu coração e que os laços de amizade se tornem cada dia mais fortes.
    Deus abençoe a sua vida hoje e sempre.

    venho agradecer a sua visita lá ao meu cantinho.
    Adorei o post e também eu sou uma leitora assídua do blog do Óbvio.

    Fique bem. Fique com Deus.
    Volte sempre.
    Anita (amor fraternal)

    ResponderExcluir
  7. Balestra sempre é bom receber sua visita e ler seus comentários com uma ótima observação.

    Voltarei para ler com calma.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ler voce, muito bom receber voce no Livro meu amigo, um forte abraço e obrigado pela amizade, otima terça pra ti...

    ResponderExcluir
  9. Amigo Balestra! Lindo...Esse texto, lembrou-me que por vezes me pego perdido entre processos e pensamentos, entre problemas e soluções...Forte abraço parceiro.
    Deixei um convite para vc no gmail.

    ResponderExcluir
  10. AMIGO ROBERTO,FASCINANTE TEXTO, SUBLIMES PALAVRAS, ADOREI!!!
    CONTINUACAO DE UMA BOA NOITE DE PAZ...
    BEIJOS DE CORACAO...

    SUSY

    ResponderExcluir
  11. Nossos desatentos olhares podem nos levar a um destino importante, mas quando sabemos enxergar além do importante, alcançamos o essencial. O surpérfluo é o excesso do importante. Saber desvencilhar-se daquilo que se acha ser importante, como uma amizade ofertada por interesses ocultos, é saber encontrar o que é realmente imprescindível: o "verd'esperança" de um amor desinteressado, verdadeiro e bem estruturado. Beijo...

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a Luzia Santiago pela luminosa inspiração e ao Manoel, do Blog do Óbvio, que está sempre nos trazendo ricas e prazerosas leituras.

    ResponderExcluir